• Ynaê Weber

Análise de cenários e planejamento mercadológico

Nós estamos em um cenário mundial que muda de forma rápida constante e com muita intensidade, vamos de 08 à 80 de uma hora para a outra. Isso impacta diretamente nos negócios. Cada vez mais se faz necessário que as empresas estejam sempre atentas à notícias e mudanças, o que sempre traz um senso de urgência gigantesco no mundo corporativo.


As empresas de pequeno e grande porte devem sempre analisar de forma detalhada o seu posicionamento neste cenário econômico e caótico, isso inclui prever e já ter “soluções na manga” para prevenir que fatores negativos as influencie e impacte diretamente nas vendas, ao mesmo tempo em que destaca seus pontos fortes e toca nas dores dos seus clientes. Além disso, direcionar estratégias para que tenham sucesso neste ambiente é crucial. E é neste ponto que a análise de cenários e o planejamento mercadológico se faz presente.


A Análise de Cenários é um conceito definido por inúmeros estudos, consultorias e pesquisas que é utilizado como ferramenta de gestão por muitas empresas.

Mas como garantir que seja eficaz? Use um conjunto de ferramentas para conseguir ter sempre em mente e com segurança possíveis cenários futuros sejam quedas ou melhorias, identifique os principais fatores que podem impulsionar o seu negócio, garanta que seu negócio continue avançando mesmo em meio os diferentes tipos de cenários que enfrenta.


A partir do uso de ferramentas essenciais, a empresa pode elaborar estratégias para cada uma das situações. A elaboração de cenários no planejamento estratégico permite que estratégias sejam estabelecidas considerando-se um contexto futuro.


É importante ressaltar que a principal função da construção de cenários no planejamento mercadológico não é prever (ou tentar) o futuro, mas identificar fatores que podem se tornar reais a longo prazo.


Se você precisa de ajuda no planejamento e análise da sua empresa no mercado, nós podemos te ajudar, fale conosco e garanta que sua empresa esteja sempre ativa mesmo em momentos de crise mundial no mercado.

2 visualizações0 comentário